A limpeza de reservatório d’água, quando realizada periodicamente através de um serviço eficiente, melhora a qualidade dos efluentes e previne o surgimento de doenças. Neste artigo, você entenderá a importância de limpar o reservatório e quais as técnicas devem ser utilizadas para a sua higienização.
Os reservatórios d’água são caixas e recipientes que, como o próprio nome assinala, armazenam uma grande quantidade de água. Eles podem ser de diversos tamanhos e, portanto, estão presentes em residências, prédios comerciais e, até mesmo, grandes indústrias.
Quando um reservatório d’água não é limpo da maneira correta, a sujeira acumulada pode ocasionar entupimento, comprometendo o seu funcionamento. Além disso, algas podem surgir nas paredes e no fundo do reservatório, liberando toxinas, bactérias ou protozoários que causam problemas de saúde para as pessoas que consomem a água do local.
Por fim, quando um reservatório d’água não recebe manutenção periódica, existe o risco de que irregularidades continuem existindo por muito tempo. O vento, por exemplo, pode fazer com que o reservatório d’água seja destampado, servindo de criadouro para insetos como o mosquito da dengue, que transmitem doenças à população.